sexta-feira, 23 de julho de 2010

Relatório da Visita a Mesquita Brasil - Sociedade Beneficente Muçulmana do Brasil. ( 20/07/2010)

A visita ocorreu na terça feira dia 20 de junho de 2010 as 11h com a presença dos seguintes pesquisadores: Cila, Karin Fusaro, Natalia Nahas Carneiro Maia, Gabriel Mathias Soares e Carolina A. de S. Ribeiro.
A visita foi mediada pelo engenheiro Sr. Hosney que nos recebeu, mostrou a mesquita por dentro e nos falou sobre os preceitos básicos da religião muçulmana, sobre a história da Mesquita , tendo sido a primeira de São Paulo ( com obras iniciadas em 1929) . Em seguida recebemos a visita do sheikh, Abdel Hamid Mohamed Mohamed Aly Metwally líder religioso e responsável pela mesquita que, em árabe com a tradução do Sr. Hosney, nos explicou sobre as orações, sua importância, liturgia e dimensão sagrada. A conversa foi interrompida para o sheikh poder comandar uma reza com outras pessoas da comunidade que o aguardavam e se reinicio tendo abertura para nossas perguntas. Entre outras questões discutiu-se como é a comunicação entre o sheikh e os fiéis que não são fluentes em árabe; questionou-se quantas pessoas freqüentam a mesquita ( os dados não são precisos mas segundo o Sr. Hosney ultrapassa 500 pessoas nas orações de sexta a noite); perguntou-se sobre a relação do islã com as outras grandes religiões monoteístas; questionou-se sobre os dilemas contemporâneos enfrentados pelas religiões (falta de tempo, excesso de trabalho, oscilações na fé etc) e no final, o sheik foi convidado a comentar a proibição do uso do véu em lugares públicos aprovado e já em vigor em alguns países ( o sheik manifestou-se contrário a esta tendência de proibir o véu em lugares públicos pois em sua leitura tal proibição, além de ferir uma tradição muçulmana colocaria em risco a integridade física e moral das mulheres que, sem o véu, estariam expostas aos olhares e as más intenções dos homens).
A visita durou certa de 4h e tanto o sheikh Abdel Hamid Mohamed Mohamed Aly Metwally como o Sr. Hosney se mostraramm dispostos a nos receber novamente em ocasiões vindouras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.